Regras do golfe: guia básico para aprender a jogar

O golfe moderno, esse esporte refinado como nós conhecemos hoje, surgiu na Escócia, aproximadamente no século XIV, e permanece divertido e viciante.

Em linhas gerais, podemos dizer que se resume em um jogo no qual os jogadores, usando tacos especialmente desenhados, batem em uma bola pequena e dura, impulsionando-a para frente, através de um extenso campo.

Se você tem interesse no esporte, aprenda neste guia para iniciantes, as dicas e as principais regras do golfe. Confira!

Homem se preparando para tacada de golfe no campo de golfe do Transamerica Comandatuba
Transamerica Hospitality Group

Principais características do golf

Como dissemos, grosso modo, o golf tem o objetivo de acertar a bolinha em todos os 18 buracos do campo com o menor número de tacadas possível. E para alcançar o alvo, é preciso escolher os tacos certos e superar os obstáculos naturais.

Nos circuitos profissionais de hoje, a contagem do placar é feita com base em um índice chamado de par, que mostra o número de tacadas necessárias (já previstas) para conseguir levar a bolinha até todos os buracos.

Ou seja, quando você escuta que um buraco tem par 3, isso significa que serão necessárias três tacadas até encaçapar a bolinha no buraco. Já a soma do par de buracos é o que designa o par do campo, isto é, a média de tacadas necessárias para completar o circuito. O par funciona como uma referência para o jogador e que facilita a comparação de desempenho dos esportistas que estão em buracos diferentes.

Ah, os jogadores costumam praticar o esporte acompanhado de seu caddie, um auxiliar particular de fundamental importância, pois, além de carregar os tacos, ele dá dicas sobre a melhor estratégia para superar cada buraco. Inclusive, no Comandatuba Ocean Course, para atender os jogadores amadores como aos profissionais, é possível usufruir do serviço de Caddie, mediante reserva.

O campo

O campo de golfe tem cerca de 6,4 quilômetros de extensão e conta com 18 buracos, além de obstáculos: bunkers de areia e pequenos lagos. Confira neste post com os melhores campos de golfe do Brasil.

Início da partida

Começando pelo início, no amplo campo que pode chegar a ter mil quilômetros quadrados, cada buraco tem um ponto de partida diferente, chamado de tee, que fica em um espaço retangular de grama aparada. Lembrando que Tee também é o nome do pino que posiciona a bola para o movimento inicial.

Exercer a influência sobre a bola

De acordo com as regras, o jogador ou o caddie não podem exercer qualquer ação que influencie a posição ou o movimento de uma bola.

A graça do golfe está na sua dificuldade, já que não é exatamente uma tarefa fácil encaixar uma bolinha de 4,2 centímetros de diâmetro, pesando 45 gramas, em um buraco que tem apenas 10,8 centímetros de diâmetro. É preciso muita paciência, atenção e precisão na tacada!

Obstáculos Naturais

Os principais obstáculos são bunkers de areia e pequenos lagos. Em alguns buracos pequenas florestas são estrategicamente posicionadas e criam uma curva entre o ponto de partida e o alvo final. Esse obstáculo força a mudança de direção, aumentando a dificuldade de se atingir o buraco com uma única tacada.

Outro obstáculo natural difícil de ser ultrapassado são os rios e lagos que cortam o campo. Isso porque se a bolinha cair na água, a regra é que a jogada recomece na margem, e o jogador é penalizado com uma tacada a mais em seu placar.

Armadilhas

Há nos buracos, tanques de areia que são posicionados próximo do green, armadilhas que servem para atrapalhar o jogador quando se está prestes a acertar o alvo. Lá na areia, o maior desafio é atingir a bolinha sem que o taco encoste no solo primeiro, o que desvia totalmente a direção da batida.

Trilhas e caminhos para sua bolinha

Para se chegar ao buraco, a rota mais fácil é pelo caminho onde a grama aparada não interfere e atrapalha as tacadas, o fairway. Nesse caso, a jogada é difícil se a bolinha cair na região irregular e de grama mais alta do terreno, também conhecida como rough, que geralmente está localizada nas laterais do caminho apropriado.

Tapete verde ou green

Os buracos ficam posicionados no green, o tapete verde do terreno, e corresponde a uma área com grama milimetricamente aparada. O par, o índice com a média do número de tacadas para se atingir o buraco, que já comentamos, é calculado com base na distância entre o ponto de partida e o green. Algumas medidas para você conhecer:

  • Buracos de par 3 → distância é de menos de 228 metros;
  • Buracos de par 4 → distância entre 228 e 430 metros;
  • Buracos de par 5 → distância de mais de 430 metros.

Movimento do corpo

Em um jogo de golfe, na tacada inicial de cada buraco, é necessário que o jogador assuma um impulso voador, também conhecido como grande swing, é esse movimento de corpo que faz o taco lançar a bolinha a mais de 200 metros.

Esse é o motivo pelo qual primeiro os golfistas ajustam a posição do corpo e do taco, para decidir a direção correta e depois, concentram-se na força da tacada, para determinar que distância deve percorrer a bolinha, talvez você já tenha reparado nesse movimento.

A escolha do taco

Além do swing, o que define a distância que a bola irá percorrer em campo é o tipo de taco escolhido pelo jogador.

Para cada terreno e situação, há um taco específico. O golfista pode carregar consigo até 14 tacos em sua bolsa, mas não se preocupe com os detalhes quando você está aprendendo. Para começar a jogar, você precisa somente dos tacos essenciais: um driver, para tacadas mais fortes, que fazem a bola ir mais longe, um putter, para distâncias menores e terreno regular, e um wedge, utilizado para tirar a bola de terrenos rough, como areia.

Também é interessante ter em mãos tacos de numeração diferentes, como 6 iron e 8 iron, para que você possa ter controle melhor entre tacadas de curta e longa distância.

Os números dos tacos são referentes aos ângulos em sua base, e cada um deles dá um efeito diferente em sua tacada.

Regras básicas para jogar golf

  • O jogo pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores.
  • O objetivo do jogo é avançar com a bola através do campo, que está dividido em 18 buracos, utilizando o menor número possível de tacadas.
  • Cada buraco é constituído por uma área de saída chamada Tee e por uma área de chegada que leva o nome de Green, onde fica o buraco em que o jogador vai embocar a bola e, assim, concluir o jogo no buraco em que está jogando, fazendo isso sucessivamente até o buraco 18, quando termina o jogo.
  • Geralmente no Tee (local de saída), há um mapa para que o jogador prepare a melhor estratégia para chegar ao buraco.
  • O suporte usado para sustentar uma bola estacionária para que o jogador possa atingi-la, também recebe o nome de Tee.
  • Com um total de trinta regras que regem as situações específicas do golfe, por exemplo, a punição de duas tacadas que o jogador recebe quando acerta a bola do outro. Mas, como um guia para iniciantes, não vamos focar nas recomendações e regras oficiais do esporte.

Bem, se você deseja aprender a jogar golfe, essas dicas e regras básicas do jogo são essenciais. E se você procura um campo de golf para iniciar a prática do esporte, vai adorar conhecer o Comandatuba Ocean Course, aliás, saiba mais sobre o Ocean Course neste post.

O Ocean Course é um campo de golfe em uma ilha paradisíaca no litoral baiano, que conta com estrutura, aulas e instrutores qualificados para iniciá-lo na prática do esporte. E o melhor: tudo isso enquanto você relaxa e aproveita sua estada em um resort all inclusive cinco estrelas.

Banner :: Como jogar golfe: Do tee ao Green
Receba dicas para a sua próxima viagem.
Cadastre-se em nossa news.

Blog

Novidades da Onturis®

vista da praia de comandatuba da piscina do resort Transamerica
O projeto Transamerica Comandatuba

O Transamerica Comandatuba é um resort completo construído junto à natureza de uma ilha exclusiva. Conheça melhor sua história!

ler mais