Porto de Galinhas: conheça as praias desse paraíso pernambucano

Porto de Galinhas é um dos lugares mais bonitos e requisitados do mundo. Conheça algumas praias que conferem a fama desta região paradisíaca!

Seja para viajar em família ou em casal, quem está a procura de dias inesquecíveis para aproveitar as férias ou aquele feriadão prolongado, Ipojuca é o lugar!

Popularmente conhecido como Porto de Galinhas, o município de Ipojuca é um dos mais requisitados pólos turísticos do país, por abranger uma extensa região de praias paradisíacas (dentre as quais está a famosa Praia de Porto de Galinhas) e passeios turísticos.

As belezas naturais são destaque em Porto de Galinhas

Além das orlas belíssimas e dos coqueirais, a região é banhada pelos tesouros do mar pernambucano.

Piscinas naturais de águas claras entre arrecifes são um dos principais atrativos. É, inclusive, em Muro Alto que está a maior piscina natural da América Latina.

Isso sem falar na diversidade de espécies marinhas que podem ser vistas na região, como tartarugas, cavalos-marinhos e peixes coloridos.

Referência em preservação

Alguns passeios proporcionam o encontro com a fauna marinha, como o passeio de jangada pelas águas do Rio Maracaípe para ver os cavalos-marinhos ou o mergulho entre os peixes nas águas de Pontal do Cupe.

Sim, tudo isso pode e deve ser apreciado, mas com muita responsabilidade!

Os agentes do turismo local preocupam-se tanto com o bem estar dos turistas quanto com a preservação dos ecossistemas.

Luxo, sombra e água fresca - Resorts pé na areia

A história e infraestrutura da região têm ligação direta com o turismo local.

Por isso, Porto de Galinhas também leva fama pelos comércios locais, restaurantes e resorts de alto padrão.

1º lugar em segurança

A edição de 2018 do Ranking Connected Cities elegeu Ipojuca como a cidade mais segura do país.

E tem mais!

Se você está planejando ir a Porto de Galinhas, confira na íntegra as principais praias que fazem de Ipojuca um dos destinos mais cobiçados do mundo.

Não deixe de conferir também os passeios a fazer em Porto de Galinhas!

Embarque nessa leitura e boa viagem!

18 quilômetros de praias paradisíacas

vista aérea dos arrecifes e praia de Porto de Galinhas em Ipojuca Pernambuco

A região de Ipojuca é conhecida por suas praias paradisíacas, de areia branquinha, com piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, formadas entre corais.

Ao todo, são 7 praias ao longo de 18 quilômetros de extensão, por onde percorrem coqueirais e águas cristalinas.

Conheça alguma delas aqui:

Praia da Vila de Porto de Galinhas

praia de Porto de Galinhas em Ipojuca Pernambuco
Viagens e Caminhos

Eleita 10 vezes consecutivas como a "Melhor Praia do Brasil" pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, o destino é um verdadeiro paraíso tropical que dispensa comentários.

É a praia mais cheia e movimentada da região, dada a alta procura em períodos de alta temporada. O que não poderia ser diferente, afinal, é considerada uma das, senão a mais bela praia da região.

Mas, justamente, por conta dessas partes mais populares, ali há trechos cercados por barraquinhas e bares. Se você gosta de agito, ela é sua escolha perfeita.

Praia de Muro Alto

praia de muro alto em porto de galinhas ipojuca
Cleferson Comarela

A praia de Muro Alto se beneficia dos arrecifes próximos à beira, pois graças a eles as águas da praia são tão tranquilas que parecem uma piscina e a região bem estruturada faz com que passar o dia inteiro tomando banho de mar seja, no mínimo, tentador.

Maior piscina natural do mundo

A maior e mais profunda piscina natural do mundo fica em Muro Alto: com a imensidão de 2,5 km de extensão e 10 metros de profundidade, por onde descansam as águas calmas e mornas, protegidas por um extenso arrecife de corais.

Ali, ainda, é onde fica a estrutura do Summerville Beach Resort, que sabe aproveitar muito bem da vantagem de estar nas areias desta praia paradisíaca e conta com um serviço de praia exclusivo e apoio para esportes náuticos, com uma estrutura desenvolvida para agradar seus hóspedes.

Praia e Pontal de Maracaípe

pontal de maracaípe em porto de gainhas ipojuca pernambuco
Vinícius Lins Lubambo

Maracaípe é reconhecida por ser uma praia rica em reservas ambientais.

Ao mesmo tempo muito procurada por surfistas, devido ao mar agitado, também possui a tranquilidade das águas do Rio Maracaípe.

Observação dos cavalos-marinhos

cavalos-marinhos em porto de galinhas
Ricardo Junior

O ponto alto em Maracaípe são os passeios de jangada pelas águas rio homônimo até o Pontal de Maracaípe, onde mar e rio se encontram.

Ao final destes passeios de jangada, é possível ver os cavalos-marinhos, geralmente apanhados em um pote de vidro pelos nativos para observação e então devolvidos à natureza.

Praia e Pontal de Serrambi

pontal de serrambi em porto de galinhas
Cleferson Comarela / Wikipédia

A Praia de Serrambi é formada, na verdade, por três prainhas: a propriamente dita Praia de Serrambi, Enseadinha, e o Pontal de Serrambi.

Localizada a cerca de 20 minutos de carro da vila principal de Porto de Galinhas, é um refúgio lindo e tranquilo.

Deslumbrante e pouco frequentada - Como isso é possível?

Apesar de preencher todos os requisitos de uma praia paradisíaca, Serrambi é conhecida como uma praia tipicamente de veranistas como os “de antigamente”.

Isso porque a região dispensa a infraestrutura de bares e restaurantes e não é voltada aos agitos e badalações da vida noturna. É uma praia tranquila e 100% “areia e mar”.

Praia de Toquinho

vista aérea da praia de toquinho em porto de galinhas
Blog Do Pernambuco

Praia de areia batida, bem fininha, e águas límpidas e calmas do lado do rio Sirinhaém e ondas mais agitadas na região próxima ao oceano.

Encontro da foz do Rio Sirinhaém com o mar

Uma singularidade da Praia do Toquinho deve-se à barreira de corais e aos coqueiros que a rodeiam.

A barreira faz com que as águas do rio Sirinhaém se encontrem com as águas do oceano. O visual é estonteante!

Quase uma praia privativa

Para chegar à Praia do Toquinho, é preciso seguir por uma estrada de terra a partir de Serrambi.

Um condomínio fechado, localizado na praia, dificulta o acesso dos turistas. Por isso, a praia paradisíaca é pouco frequentada e tem um ar de “praia privativa”.

Praia de Carneiros

vista de um barco ao mar e coqueirais ao fundo na praia dos carneiros em ipojuca
Vi Neves

Mesmo com a abundância de praias na região, alguns turistas apreciam uma viagem a Carneiros, uma praia diferente das da região.

Cercada por coqueirais e de mar mais agitado na maré alta, com formação de piscinas naturais na maré baixa, a Praia dos Carneiros tem uma série de barzinhos e é um lugar mais badalado, para quem prefere um pouco mais de agito.

A parte de águas calmas favorece a prática de esportes náuticos em qualquer horário durante o dia.

Uma de suas peculiaridades - e motivo de seu encanto - é o fato de ainda hoje ser uma praia com aspecto de intocada, graças à consciência de preservação dos proprietários dos poucos sítios que formam a praia.

Não por menos é considerada uma das praias mais bonitas do mundo, a Praia dos Carneiros ocupou o 18º lugar no ranking entre as 25 eleitas “Praias Mais Bonitas do Mundo” pelo TripAdvisor, em 2019.

Praia do Cupe e Pontal do Cupe

vista do pontal do cupe em porto de galinhas
Vi Neves

A “praia dos nativos”, como é chamada, a Praia do Cupe tem 5 km de extensão e é uma das melhores opções para quem deseja fugir do agito e ainda fica pertinho da vila de Porto de Galinhas.

Famosa pelo mar agitado, com “muito cadeirão” - como dizem os nativos sobre a grande força da quebra das ondas, é muito requisitada entre os surfistas. Ainda assim, é possível banhar-se em suas águas durante a maré baixa.

A longa extensão quase reta de areia firme e orlada por coqueiros tombados pelo vento é um convite para uma relaxante caminhada até Pontal do Cupe, onde o ponto alto é mergulhar nas piscinas naturais.

Pontal do Cupe

vista aérea do pontal do cupe em ipojuca
Carol Duque

Ao contrário da grande força do mar da Praia do Cupe, o Pontal do Cupe é famoso por sua piscina natural de águas cristalinas, protegida por arrecifes, e que certamente merece um mergulho entre corais.

Resorts pé na areia

A Praia do Cupe conta com o luxo e comodismo de excelentes hospedagens e restaurantes de frente para o mar, como é o caso do Ocaporã All Inclusive Hotel e do Enotel Resorts, no qual somos especialistas.

Receba dicas para a sua próxima viagem.
Cadastre-se em nossa news.

Blog

Novidades da Onturis®

vista da praia de comandatuba da piscina do resort Transamerica
O projeto Transamerica Comandatuba

O Transamerica Comandatuba é um resort completo construído junto à natureza de uma ilha exclusiva. Conheça melhor sua história!

ler mais

Viajar é um sonho que nós
juntos.

Onturis® Full Travel Experience.