O que fazer em Maragogi: passeios e piscinas naturais

Saiba o que fazer em Maragogi e aproveite ao máximo as belezas do seu próximo destino.

Maragogi é uma cidade que vive de dias ensolarados e de praia. Famosa pelo mar cristalino, verde água, é um verdadeiro templo de beleza e tranquilidade.

É maravilhosa para contemplação, mas está longe de ser um lugar pacato. Se você quer saber o que fazer em Maragogi, saiba que passeios e atrações não faltam nesse paraíso conhecido como o “Caribe brasileiro”.

barcos em águas claras de Maragogi Alagoas
Marco Ankosqui/MTur

Piscinas naturais de Maragogi: Galés, Taocas e Barra Grande

Conhecida como uma das mais belas formações coralinas do planeta, os arrecifes de coral das piscinas naturais de Maragogi se destacam em meio a todos os atributos naturais da cidade.

São três áreas abertas à visitação: Barra Grand, Taocas e Galés — todas incrivelmente belas — essas formações de arrecifes compõem as áreas de preservação ambiental Costa dos Corais.

passeio de barco em Maragogi
Marco Ankosqui/MTur

Para aproveitar o visual deslumbrante das piscinas naturais de Maragogi, o passeio de barco leva até o local e snorkel e máscara de mergulho complementam o traje dos exploradores.

Barcos e catamarãs partem do centro de Maragogi, da cidade de Japaratinga (distante 10 quilômetros), quase sempre a partir das 8 horas.

As piscinas estão localizadas em pleno alto-mar, a seis quilômetros da costa, e se formam na região quando a maré está baixa, são cercadas por barreiras de corais, anêmonas e algas multicoloridas.

Dica dos Especialistas: para aproveitar as piscinas em plenitude, prefira visitar durante os períodos de lua cheia e lua nova, quando a amplitude da maré é maior, faça isso o mais cedo possível.

Atenção ao nível da maré, pois ela influencia diretamente na qualidade da experiência do passeio, (consulte as tábuas das marés aqui).

Além das Galés, há ainda piscinas naturais menores e menos exploradas, mas perfeitas para contemplação e mergulho, que são elas Barra Grande e Taocas.

Os passeios pelas Taocas, também conhecidas como Taoquinhas, podem ser feitos partindo do centro de Maragogi e de Japaratinga. Galés ou Taocas, eis a questão? Que tal as duas ou as três?

orla da praia de Maragogi com coqueiros
Marco Ankosqui/MTur

Mergulhos nas piscinas naturais

Os mergulhos funcionam como um complemento do passeio às piscinas naturais de Maragogi, nas galés há uma área limitada para quem deseja mergulhar.

Dica dos Especialistas: os melhores horários para os mergulhos são sempre antes do meio-dia, já que o sol é mais ameno e o local ainda não está cheio. Para aproveitar mais, o ideal é ir nas primeiras horas da manhã.

Não sabe nadar bem? Relaxe, existem diferentes tipos de mergulho, é só escolher a melhor:

Mergulho com Snorkel — Ideal e seguro para quem não está acostumado com profundidade, é possível alugar um snorkel e fazer um mergulho mais “rasinho”, sem perder a oportunidade aproveitar o vislumbre de águas cristalinas, corais e peixinhos.

Mergulho monitorado — Para quem pretende um mergulho mais intenso, a pessoa recebe uma aula básica com duração de vinte minutos, depois é conduzida por um instrutor em uma profundidade que chega até cinco metros. O mergulho é feito com o cilindro de oxigênio e dura cerca de 15 minutos, é possível observar de perto diversas espécies de corais e animais marinhos, nadando ao lado dos peixes coloridos.

No local há ainda fotógrafos capturando os melhores momentos e ângulos do seu mergulho. Seja qual opção que você escolha, sua experiência de mergulho em Maragogi, com certeza, será inesquecível.

Grupos de pessoas nadando nas piscinas naturais em Maragogi
Marco Ankosqui/MTur

Passeios de Buggy

Há também muito o que ser visto por terra. É interessante alugar um bugue e explorar as praias próximas. Que tal começar o passeio pela São Bento, antiga vila de pescadores e famosa pelos sequilhos deliciosos?

Em seguida, parta para Barra Grande, ótima para quem busca sossego. E, para terminar, a melhor pedida é a Praia Barreira do Boqueirão, já em Japaratinga, linda e a mais deserta do roteiro.

Santuário do Peixe-Boi

Imprescindível para os amantes do turismo ecológico! Os passeios de barco da Associação Peixe-Boi são guiados pelo Rio Tatuamunha, área habitada por muitos mamíferos, inclusive espécies em extinção em nossa costa, inesquecível para quem ama natureza.

O passeio inicia com uma trilha de 300 metros que parte do manguezal chegando até o ponto em que estão as jangadas que cruzarão o rio Tatuamunha.

Dica dos Especialistas: reserve o passeio com a maior antecedência possível e tente evitar os finais de semana.

Festivais gastronômicos de Maragogi

Prato de lagosta decorado com camarões flores e frutas
TripAdvisor

Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi — essa é uma das grandes atrações que contribuem para deixar sua viagem ainda mais gostosa, com sabores e aromas inesquecíveis. O evento, que acontece no mês de setembro, envolve os principais restaurantes da região e, claro, muitos pratos com lagostas fresquinhas e deliciosas.

Festival da Marisco de Maragogi — também conhecido como Mariscada, por si só já é um bom motivo para conhecer a cidade. Com mais de dez anos de tradição, o festival é um clássico que atrai os apreciadores da alta gastronomia e da culinária regional.

Agora que você já sabe o que fazer em Maragogi, é só preparar as malas e se deixar encantar com esse lugar especial, motivos não faltarão. E conte sempre com a Onturis para planejar uma viagem perfeita!

Receba dicas para a sua próxima viagem.
Cadastre-se em nossa news.

Blog

Novidades da Onturis®

vista da praia de comandatuba da piscina do resort Transamerica
O projeto Transamerica Comandatuba

O Transamerica Comandatuba é um resort completo construído junto à natureza de uma ilha exclusiva. Conheça melhor sua história!

ler mais

Viajar é um sonho que nós
juntos.

Onturis® Full Travel Experience.