Tesouros de Maceió: conheça os encantos da Praia da Sereia de Pratagy

Praia da Sereia de Pratagy: guia completo deste tesouro da capital alagoana

Maceió está entre os mais requisitados destinos do turismo brasileiro e não é pra menos: com praias abraçadas por extensos coqueirais, areia grossa e avermelhada, e mar de água cristalina, a capital alagoana concentra belezas naturais singulares.

E dentre os 229 longos quilômetros que compõem a área litorânea de Alagoas, está o berço de uma criatura mítica, onde rio e mar se encontram e encantam.

Confira abaixo os tesouros que a praia tem a oferecer:

  • Praia da Sereia ou Praia de Pratagy?
  • Onde fica a Praia da Sereia de Pratagy?
  • Cenário: Como é a Praia da Sereia em Pratagy
  • Infraestrutura
  • Cartões postais de Pratagy
  • Mirante da Sereia
  • Costa dos Corais
  • Encontro das Águas
  • Por que visitar a Praia de Pratagy

Praia da Sereia ou Praia de Pratagy?

A região é chamada tanto de Praia da Sereia de Pratagy, Praia de Pratagy (em alguns casos “Pratagi”, com “i”) ou apenas Praia da Sereia.

Isso por conta da escultura da sereia, construída sobre o muro de corais da praia de Pratagy, que conquistou fama ao longo dos anos e passou a ser popularmente conhecida como Praia da Sereia.

Onde fica a Praia da Sereia de Pratagy?

Localizada no litoral norte de Alagoas, no bairro Riacho Doce - quase na divisa entre Maceió e o município de Paripueira -, a Praia de Pratagy reside entre outras duas famosas praias da capital alagoana: Garça Torta e Ipioca.

Cenário: Como é a Praia da Sereia de Pratagy

imagem aérea de pessoas nadando nas piscinas naturais da praia de pratagy
Pratagy Beach Resort All Inclusive

Além de uma das mais belas praias de Maceió, a Praia da Sereia é protegida por um extenso arrecife, que faz parte da Costa dos Corais e forma piscinas naturais.

Fora dessa barreira, o mar é forte e perigoso para banho. Por isso, há um posto salva-vidas e bóias no mar indicando as áreas de perigo.

Infraestrutura - Tranquilidade e conforto 

Por estar a quase 13 km do centro de Maceió, Pratagy é mais tranquila do que outras praias.

Frequentada pela população local, é o destino ideal para quem deseja fugir do agito e da superlotação que outros locais podem ter, principalmente durante a alta temporada.

Quem frequenta os hoteis situados ali, como é o caso do Pratagy Beach Resort, tem todo esse tesouro de Maceió praticamente para si.

Por ser menos frequentada, há poucos bares e restaurantes na Praia da Sereia, o que faz com que outros turistas fiquem apenas de passagem.

Um problema que não existe para os hóspedes do Pratagy Resort, que, além de ser um All Inclusive 24 horas, possui um bar na praia e dispõe de toda organização em alto padrão para tornar a viagem ainda mais especial.

Cartões postais de Pratagy

Visitar um destino paradisíaco é sinônimo de passeios inesquecíveis e fotografias deslumbrantes. E para quem deseja eternizar a viagem em grande estilo, o turismo local nos arredores da Praia de Pratagy reserva paradas obrigatórias:

Mirante da Sereia

À beira da AL-101 Norte (estrada que dá acesso à praia) está o Mirante da Sereia, onde é possível ter uma vista panorâmica da praia.

Pela bela paisagem que o local proporciona, é um ponto bastante procurado pelos turistas.

A Sereia de Pratagy

escultura da sereia sobre o arrecife de corais na praia de pratagy
Nide Lins

Com 4 metros de altura, a escultura encanta por conta da maneira como está localizada. Na maré baixa, quando é possível enxergar o recife de corais, ela separa o mar agitado das piscinas naturais, e na maré alta ela parece estar flutuando por entre as ondas.

Construída em 1964, como um projeto do então governador de Alagoas, General Luís Cavalcante, a estátua é também conhecida como Sereia do Major, uma vez que esse era apelido do governante.

Costa dos Corais

peixes no arrecife da costa dos corais
ICMBio

A Costa dos Corais é o segundo maior banco de arrecifes do mundo, com 120 km de extensão e que atravessam oito praias entre Maceió e Tamandaré, em Pernambuco.

Para preservar a biodiversidade dessa que é a maior unidade de conservação federal da marinha, em 1997 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A barreira de corais forma piscinas naturais durante maré baixa, uma excelente opção de lazer para quem viaja com crianças ou simplesmente deseja se deliciar nas águas mornas, rodeadas de peixes, corais e outros seres da vida marinha.

Após os corais, o mar se abre com grandes ondas, bastante indicado para a prática de surf, stand up paddle e outros esportes aquáticos.

Encontro das Águas

foto aérea com vista para o rio meirim e a praia da sereia
Pratagy Beach Resort

Outro atrativo que a Praia de Pratagy reserva é o encontro de dois rios com o mar: o Pratagy, mais ao centro, e o Meirim, ao final.

Este último é o que divide a atenção dos hóspedes do Pratagy Beach Resort, que podem se refrescar tanto na água doce quanto na salgada.

Por que visitar a Praia da Sereia de Pratagy?

Ir à Praia de Pratagy é mais do que ter a oportunidade de estar em uma praia linda, é estar em contato direto com uma natureza que fascina.

Dos passeios às piscinas naturais, onde praticamente se tem um grande aquário a céu aberto, ao encontro do rio com o mar, além da junção à toda vegetação ao redor, um pedacinho da Mata Atlântica que sela este cenário.

E caso a ideia seja viajar para um local reservado e tranquilo, sem deixar de lado o conforto e a estrutura de qualidade, vale a pena saber mais sobre o Pratagy Beach Resort.

Um resort para todas as idades e que atende aos mais variados tipos de viagens, com acomodações aconchegantes e serviços exclusivos dedicados ao bem estar de seus hóspedes.

Receba dicas para a sua próxima viagem.
Cadastre-se em nossa news.

Blog

Novidades da Onturis®

vista da praia de comandatuba da piscina do resort Transamerica
O projeto Transamerica Comandatuba

O Transamerica Comandatuba é um resort completo construído junto à natureza de uma ilha exclusiva. Conheça melhor sua história!

ler mais

Viajar é um sonho que nós
juntos.

Onturis® Full Travel Experience.